quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ministério Infantil de Mãos dadas com a Família - Culto Doméstico com Crianças da Educação Infantil

Participando da nossa mais nova seção "Ministério Infantil de mãos dadas com a Família" recebi um email da mamãe Daiani C. Prates


"Olá Karol, 
Acabei de conhecer seu blog, nem olhei muita coisa ainda, mas já fiquei super encantada com o trabalho. Gostaria de pedir uma ajuda pra você se possivel.
Eu tenho um filho de 3 anos, e estou afastada da igreja há muito tempo, mas estou voltando agora justamente por sentir a necessiadde de criar meu filho nos caminhos do Senhor.
Bom, mas o que eu gostaria muito é de poder fazer algo com ele em casa todos os dias quando volto do trabalho, um momento de ensinamento sabe, trabalhar historias da biblia e brincar com ele fazendo alguma atividade relacionada à historia, para ir ensinando à ele sobre Deus e a orar, pois ele apresenta muita resistencia quando começo a falar Deus, não o interessa.
Claro, ele ainda tem 3 anos, mas acho que não estou sabendo como fazer.
Você poderia me passar alguma atividade, algum modelo para eu saber como começar? Qual a primeira historia e como devo fazer? Enfim, no que puder me ajudar a começar este hábito de "culto doméstico" com ele ficarei muito grata.
Grande Abraço " - Daiani C. Prates

Primeiro louvo a Deus amada Daiani por você estar sentindo essa necessidade de estar no átrios do Senhor. Viemos de Deus, nós seres humanos fomos criados a Sua imagem e semelhança, então não é possível viver bem, pleno e feliz longe do Criador!
Deus é o melhor exemplo de Pai que eu conheço e que pode nos ajudar nessa missão que tantas vezes se apresenta para nós como um verdadeiro desafio!
A faixa etária do seu pequeno é ideal para começar a lançar a preciosa semente da Palavra de Deus.
As crianças podem aprender muito sobre Deus desde o ventre!
Parece que foi ontem que vi minha pequena Eduarda com seus três aninhos, dando seus primeiros passinhos nas orações, cantando de maneira engraçadinha os louvores que aprendia, contando com seu vocabulário ainda limitado as histórias bíblicas que aprendia na Escola Bíblica e nos dvd's que sempre assistia.
Então, eu entendo e consigo sentir amiga Daiani seu desejo e preocupação de transmitir os verdadeiros e importantes valores para seu filhinho!
Com certeza que existem coisas que você pode fazer todos os dias em casa com seu filho que o ajudará conhecer a Deus.
Quando minha filha Eduarda começou a falar comecei a estimulá-la a orar agradecendo pelas coisas que "Papai do Céu" tinha nos dado. 
Eram orações assim: "Meu Deus obrigada pelo papá." À noite como ela ainda não tinha o costume de fechar os olhinhos para orar ela olhava para o quarto e ia listando para Deus tudo o que tinha no quarto: "Meu Deus obrigada pela porta, pela janela, pela minha cama, por meu brinquedo, pela televisão, pela parede,..." E assim a lista era grande.
Houve dias em que até pensei em interrompe-la para que ela não orasse assim, mas o Senhor me mostrou duas coisas:
Primeiro que uma criança não irá orar como um adulto, ela enxerga as coisas de maneira diferente de nós. Segundo ponto que Deus me alertou foi agradecer pelas coisas que julgamos pequenas e sem tanta importância.
Um dia enquanto a Eduarda orava pela parede fiquei pensando o que seria morar numa casa sem paredes! 
A oração é algo que eu aconselho você fazer todos os dias com seu filho: quando acordar, se for possível, quando for se alimentar e antes de dormir, pelo menos esses três períodos trabalhando a prática da oração com a criança, fazendo junto com ela, lhe estimulará a falar com Deus, estar em contato com Ele.


Veja sugestões de recursos, louvores, livros entre outros sobre Oração clicando no link a seguir:

Aqui no blog já postei várias sugestões de dvd's com mensagens bíblicas, uns musicais e outros com histórias bíblicas. Para a faixa etária do seu filho indico os musicais, pois observei que esse eram os que mais chamavam a atenção da minha filha.
Você também pode estar adquirindo cd's com louvores para crianças que fale das coisas de Deus. Muitas vezes coloquei e ainda coloco louvores para dançar com minha filha. Os louvores podem ser colocados durante o tempo em que a criança estiver brincando. O papai, a mamãe pode cantar louvores enquanto arrumam a criança para sair, durante o trajeto para a escola e em outros momentos do dia.  


Veja sugestões de Cd's e Dvd's para as Crianças clicando nos links a seguir:

Com relação a realização do Culto Doméstico, o ideal seria que o realizássemos todos os dias em nossas casas, mas a gente sabe que nossa realidade de compromissos e afazeres nem sempre nos permite um tempo de qualidade com nossos filhos como gostaríamos, porém não podemos pegar o "barco do comodismo" e não separar nenhum tempo para orarmos, meditarmos na Palavra de Deus e o louvá-lo em nossa casa, em família.
Culto Doméstico precisa ter 3 coisas essenciais: 
Oração, Leitura da Palavra e Louvores.



A Bíblia nos diz em Deuteronômio 6.5-9:
"Amarás, pois o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas."
Muitas vezes o interesse das crianças pela Bíblia fica diminuído, porque quem vai ministrar a elas pensa que elas são como os adultos e tem o mesmo tempo de atenção que um adulto tem para ouvir uma história bíblica, ou um ensinamento da Palavra de Deus.
As crianças tem seu tempo de atenção por um assunto menor que os adultos, mas isso não as impede de aprender a Palavra de Deus se esta lhes for apresentada de maneira interessante. 
Para ensinar a Palavra de Deus para uma criança de 3 aninhos poderá ser utilizada uma Bíblia Ilustrada. Hoje temos muitos exemplares diferentes disponíveis nas lojas.
Para essa faixa etária indico Bíblias com ilustrações simples e textos curtinhos e de linguagem fácil.
Bem, espero com essas sugestões ter lhe ajudado de alguma forma querida mamãe Daiani Prates.
Que o Senhor nos ajude em nossa missão de MÃE.

Um comentário:

  1. Amada, bom dia. Gostaria muito de conhecer seu trabalho. Estamos desejando trazer alguém como você para ministrar para nossos professores. Tenho acompanhado você pelo seu blog. Gostaria de mais imformações sua e de seu ministério para poder apresentar para a nossa liderança. Meu e-mail - ministerioinfantilcrianca@gmail.com. Espero retorno um grande abraço no amor de Cristo. Rose

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS